quarta-feira, 30 de maio de 2007

A Cura de Schopenhauer .


Quem me conhece, pelo menos um pouco, sabe que admiro literatura. Heranças de meu pai, que mesmo a contragosto, me jogava alguns livros de auto-ajuda quando estava iniciando meu 2° grau. Conseguiu fazer nascer essa paixão pelos livros, e 'de quebra' me fez odiar os de auto-ajuda. ;) Creio que o único gênero literário que faz eu franzir a testa quando chega com um novo título no dia do meu aniversário.

Pois bem, vamos ao que interessa. Emprestei de uma amiga o livro "A cura de Schopenhauer", do mesmo autor de "Quando Nietszche chorou". Para quem tem interesse em psicoterapia, teorias de filósofos como Schopenhauer e Nietszche, relações conflituosas entre pessoas, sexo, dor, angústia, sinceridade, e doações, é uma ótima indicação.

O livro é recheado de relatos comoventes e desafiadores dos personagens, que se dedicam totalmente a terapia de grupo com o intuito de resolver problemas pessoais. Tal abordagem, aliada a citações filosóficas, nos propicia uma gostosa análise sobre a forma com que os relacionamentos pessoais se formam, e se transformam. Enfim... um belo aperitivo para aqueles que se permitem a tentar desvendar os mistérios da mente, e de seus corações através de uma leitura gostosa e desafiadora.

Para começar a pensar um pouco, aí vão algumas citações contidas no livro:

Uma vida feliz é impossível. O máximo que se pode ter é uma vida heróica.

A sólida base de nossa visão do mundo e também o grau de sua profundidade são formados na infância. Essa visão é depois elaborada e aperfeiçoada, mas, na essência, não se altera. “ ( é... isso mesmo. Freud ‘ de uns goles nas águas’ de Schopenhauer ).

O sexo se intromete seu lixo e interfere nas negociações dos estadistase nas pesquisas dos eruditos. Destrói os relacionamentos mais preciosos e tira os escrúpulos dos que antes eram honestos e direitos.

Os escritos e idéias deixados em livro por homens como eu são meu maior prazer na vida. Sem livros, teria me desesperado há muito tempo.


- A Cura de Schopenhauer – Irvin D. Yalon. Ed. Ediouro.

2 comentários:

HelderMB disse...

Pode crer seu Bruno, coloquei um link do teu blog no meu. Agora tenho dicas pra leitura...
Abraço cara!

lorenagoretti disse...

Poxa, que bom que gostou.
Também gostaria de ver atualizações aqui.
Sucesso e no que puder ajudar, o farei com certeza.
Abs.